Amazônia

   GENTE ATENÇÃO ISSO É UM CASO MUITO SÉRIOOOOOOOOOOO!!!!!!! SALVE O QUE É NOSSO POR DIREITO, NÃO DEIXEM OS MAUS DESTRUIREM UMA COISA MARAVILHOSA QUE É DE TODOS!!!!!!!!!!!!!!

 

 

OS DEVAS E OS ELEMENTAIS DA AMAZÔNIA

   Os elementais e espíritos da Amazônia não seguem o padrão de beleza a que estamos acostumados, não quer dizer que sejam feios, alguns são, mas a maioria é, na verdade, estranha.

 

PARA QUEM QUER CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A AMAZÔNIA

   A linha do Equador o atravessa, a floresta Amazônica o cerca e a mídia cita seus mistérios, perigos e pedidos de socorro a cada cinco minutos pelo mundo afora, então, por que parece que justamente nós, brasileiros, parecemos nos importar tão pouco com este imenso tesouro de ouro verde chamado Estado do Amazônas?

   Creio que o maior problema é a vulgarização do tema, quando falamos demais uma coisa, ela se torna banal, passam a repeti-la como papagaios, é tão fácil repetir! Pensar dá tanto trabalho! A maioria de nós cresceu ouvindo sobre o pulmão do mundo, aprendemos a falar sobre a importância de falar sobre isso! E é só isso que a maioria de nós faz: fala.

   Nós não conhecemos nada do Amazonas, a grande maioria de nós nunca esteve em seus rios, não conhceu seu povo, não pisou em sua terra, não tocou em suas árvores e não experimentou seus pratos, como podemos nos importar com algo que não conhecemos de verdade? Precisamos conhecer!

   Claro que informações técnicas, todos vamos ver semana sim, semana não no Globo Repórter ( quando não for sobre "as maravilhas de Fernando de Noronha ou outros lugares encantadores pelo mundo afora" ou "o problema da obesidade nos brasileiros"). Quer informação técnica? Qualquer site mequetrefe vai lhe dizer que o Amazonas é o maior Estado do Brasil, ocupando mais de 18% do território do país, pegando uma parte do planalto das Guianas (ao norte) e seguido pelas encostas do planalto brasileiro (ao sul), sua área é de 1.577.820,2km² (quem será que mediu isso? Imagine o tamanho da régua que usaram!) e faz fronteira com a Venezuela ao Norte, com a Colômbia no Noroeste e com o Peru ao Sudoeste, suas divisas são com Roraima ao Norte; com o Pará ao Leste; com o Mato Grosso ao Sudeste; com Rondônia ao Sul e com o Acre ao Sudoeste.

   Nós já sabemos que a água é composta de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, que não tem sabor, nem cor, nem odor, que se transforma em vapor e gelo, mas nenhuma dessas informações vai nos dar a idéia da sensação e mergulhar em rio, nadar num lago, tomar uma chuveirada ou beber um grande copo de aguá em momento de sede.

   Agora vocês vão conhecer um pouco sobre a Amazonas do qual ninguém fala, sua magia, seu poder, seus devas e elementais, seus guardiões, pisar num solo de tamanha força, de  nadar entre botos e ver e ouvir Oyaras.

 

OS SERES MÍTICOS DA AMAZÔNIA: GUARDIÕES OU DEMÔNIOS?

 

O JURUPARI

   Uma das mais antigas entidades da mitologia amazonense, o Jurupari surge como uma espécie de mensageiro das Leis Universais, ele não é adorado como um deus, mas é respeitado e obedecido, ele não era bom nem mau, apenas era, quando os jesuítas vieram para catequizar os índios, o Jurupari, assim como várias outras entidades, foram endemonizadas, e passaram a ser temidas pelos índios. A imagem de Tupã viria com a chegada dos europeus, que instituíram uma nova forma de adoração, a do Deus Único, antes, os índios vivam de acordo com o Legislador e suas Leis, tendo assim uma forte ligação com a natureza e um senso moral coerente.

 

O CURUPIRA

   Considerando um espírito da terra, o curupira é conhecido da Venezuela até o Paraguai, o Padre José de Anchieta já falava sobre este elemental protetor dos animais em 1560, também conhecido como Caipora, pode aparecer em diversas formas, aparece como um duende sem cabelos, mas com o corpo coberto de pêlos verdes, como um anão, um menino índio ou um garoto de cabelos vermelhos, dentes verdes e pêlos pelo corpo, seus pés são virados para trás para confundir com suas pegadas os caçadores que persigam fêmeas prenhas, filhotes ou cacem por esporte, ele é conhecido por fazê-los se perder na floresta, fazendo-o perseguir uma presa mágica que nunca é alcançada, até que ele morra de cansaço ou fome, por vezes, o Caipora usa ilusões, fazendo com que o índio mate a presa, mas perceba aterrorizado ao se aproximar, que matou um ente querido, até hoje, o caboclo tem medo de mencionar o nome do Curupira, preferindo chamá-lo de Mãe da Mata.

 

   E o lendário continua por Iaras, Botos, Urapuru, assombrações e visagens, todos ilustrando histórias que ajudam os nativos a compreenderem melhor a criação e o mundo onde vivem, há ainda muitos mistérios nas matas e, se olharmos bem, todas as criaturas possuem características de elementais e devas, protetores e guardiões, eles não são bons nem maus, cumprem um serviço, são agentes da natureza, um furacão não é mau, ele é um furacão e faz o que os furacões fazem, quem é sábio, sai do caminho.

   Note que tudo tem a ver com o respeito a determinadas Leis, quando os colonizadores chegaram, tiveram um pequeno problema de ego e assumiram de cara que eles eram melhores, mais inteligentes e, claro, muito mais espertos, também eram tremendamente mau-educados, vinham, tomavam, saqueavam, e era isso mesmo porque aquele pessoal sem roupa era pecador ou nem tinha alma, se tivesse havido uma troca, teríamos hoje uma outra sociedade, mas não houve e temos isso aí que você está vendo.

   Mas que leis são essas? Como seguir Leis que desconhecemos? As Leis são claras e simples. Amor, respeito e empatia, não faça a um animal o que não quer que façam com você, não corte uma árvore centenária para ganhar dinheiro, não pegue filhotes do ninho para vendê-los, não jogue lixo nos rios ou matas, todas essas ações não acontecem com qualquer pessoa que tenha as três virtudes relacionadas acima: amor, respeito e empatia. A empatia faz você trocar de lugar e se imaginar na situação dos outros, mas o que nos falta entender é que "os outros" vão além de nossos parentes e amigos, "os outros" são todas as coisas viventes e existentes, quando conseguimos essa empatia, uma magia importante acontece, é uma sagrada alquimia da alma, que nos aproxima de Deus e de quem nós somos verdadeiramente. Amor, respeito e empatia, só isso...