Florais ( algo que muitas pessoas não conhecem)

    Você já deve ter ouvido falar dos florais. Não?! Bem, não tem problema! A gente fala agora! Os florais, utilizados como terapia há vários anos, têm uma incrível capacidade para curar as causas de doenças, tratando o espírito e não o corpo. Os florais podem e devem ser utilizados por qualquer pessoa que pratique magia natural. Eles também fazem efeitos milagrosos com animais e até plantas. o floral é, na verdade, um elixir à base de flores, e possuem muito da energia das fadas.

 

Em busca do equilíbrio

 

  Para atingir a saúde, o homem deve alcançar o equilíbrio. Isso se dá com alimentação equilibrada (com mais qualidade e menos quantidade), atividade física regular e pensamentos saudáveis. Mas mesmo assim, algumas coisas nos escapam do controle. Instabilidade, insegurança, estresse, preocupações...

  São muitos os problemas vividos por nós hoje e nem sempre é possível evitar aquela dor de cabeça ou aquela gastrite ou até mesmo algo mais grave, mais enraizado, como o câncer. Mais ainda, há sensações desagradáveis que podem levar as pessoas a viver uma vida infeliz, como a depressão, ansiedade, medo etc...

  Para que você possa viver mais, com equilíbrio e harmonia e possa cuidar melhor das pessoas que você ama, fique atento às terapias de melhor viver. è bom lembrar também que essas terapias são conhecidas como alternativas ou complementares. Algumas pessoas podem se curar completamente de uma doença apenas com uma terapia alternativa, mas outras não. O tratamento médico não deve ser interrompido e nem substituído, pois como sempre disse, a Medicina Tradicional e a Medicina Alternativa teriam muito mais a ganhar se trabalhassem juntas, e não uma contra a outra.

  Antes de abandonar por completo um tratamento, tenha em mente se é realmente o que você precisa e se lembre do "caminho do meio". Nada exagerado faz bem e uma mudança radical pode ser muito chocante para seu corpo. 

 

Os florais do Dr. Bach

   Quem já não ouviu falar dos famosos Florais de Bach? No entanto, poucos conseguem explicar claramente o que são e como são feitos. O que é uma pena, dados os resultados conseguidos com uma terapia simples e inofensiva.

   Estabelecidos em 1936, os Florais de Bach, também conhecidos como " as flores que curam através da alma ", foram descobertos por Edward Bach, bacharel em Medicina, bacharel em Cirurgia, membro da Academia Real de Cirurgiões, licenciado pela Academia Real de Médicos e diplomado em Saúde Pública. Imagine-se que, com tantos títulos, o Dr. Bach deveria estar bem familiarizado com as técnicas da Medicina Tradicional. Então, o que a teoria impulsionado para o descobrimento de uma técnica tão diferente das que ele conhecia?

   Luz, talvez seja a única resposta. O Dr. Bach acreditou em sua teoria a ponto de abandonar seu consultório lucrativo para se dedicar inteiramente à sua pesquisa sobre flores em Mount Vernon, pesquisa esta considerada louca na época e adotada hoje em dia, mais de sessenta anos depois, por diversos médicos, veterinários e profissionais da Medicina ortodoxa. Por poderem ser utilizados associados a qualquer outro tratamento ou medicamento, os Florais de Bach têm a grande vantagem de serem inofensivos, não possuindo qualquer tipo de efeito colateral ou contra-indicação.

   A pesquisa do Dr. Bach contou com a ajuda prestimosa de seus dois auxiliares, Nora Weeks e Victor Bullen, que foram cativados por sua visão sincera e pela nobreza de seus propósitos. Durante o tempo de pesquisa e vida do Dr. Bach, ele descobriu 38 florais, todos indicados para determinados estados de espírito e humor. Quando percebeu que seu tempo estava para terminar, pediu a Nora que mantivesse os florais intocados depois de sua morte, não permitindo acréscimos ou distorções, pois sua pesquisa estava baseada na simplicidade e pureza. Nora concordou e poucos meses depois de descobrir o 38º floral o Dr. Bach faleceu, deixando para a humanidade o fruto de seu trabalho em Mount Vernon. Ainda hoje, os florais são preparados estritamente de acordo com suas indicações, e são conhecidos pelo mundo inteiro por seus efeitos curativos e preventivos das mais diversas doenças. 

 

O que são os Florais de Bach

Mantenham o estilo simples de vida, que é a maneira correta de viver ".

                                                                                           Dr. Bach  

   Com essa prerrogativa, o Dr. Bach realizou sua pesquisa em cima de um método que qualquer pessoa pudesse utilizar sem risco para sua saúde, mesmo que cometesse algum erro no diagnóstico. Na visão do Dr. Bach, todos têm direito à saúde e a saúde é inerente a todos nós. A maioria das doenças são apenas sintomas de estados de espírito alterados, quando atacamos a doença em si, estamos tratando apenas o efeito e esquecendo da causa. É verdade que os estilos de vida mudaram, e muito, de alguns séculos para cá e vemos surgir novas doenças diagnosticadas como males da vida moderna. Mas, se as situações mudam, o mesmo não acontece com a natureza humana, pode parecer horrível, mas a natureza humana ainda é a mesma. Ainda sentimos medo, ansiedade, insegurança, ódio e paixão, ainda nos magoamos, nos ressentimos e nos deprimimos. Em suma, ainda estamos a um passo da loucura completa, exatamente como há 200 anos, as razões podem ser diferentes, mas no fundo, no fundo, nada mudou.

   Os florais atacam justamente aí, nesse ponto imutável da evolução chamado natureza humana. Os medicamentos, à base de flores silvestres típicas da região, inclusive as cultivadas no jardim do Centro Bach, procuram tratar os variados estados emocionais que causam o nosso desequilíbrio. São 38 florais indicados para cada tipo de estado emocional, podendo-se fazer um jogo de até seis florais. O prpósito, como já disse, não é a cura da doença em si, mas a recuperação do equilíbrio da emoção que está em desarmonia. Para elucidar ainda mais como agem os florais, nada melhor do que as palavras de seu criador em uma palestra em Southport 1934:

" A ação desses remédios florais eleva

nossas vibrações e abre nossos canais

para a recepção do nosso Eu espiritual;

inunda nossa natureza com a virtude

específica de que necessitamos e

afasta de nós aquilo que está nos causando

mal. Eles são capazes, como uma bela

música ou qualquer coisa que gloriosamente

nos eleva e que nos inspira, de elevar

nossa natureza e de nos levar para

mais perto de nossa alma e, com isso,

de nos trazer paz e alívio de nossos

sofrimentos. Eles se curam, não atacando

a doença, mas inundando nosso corpo

com as maravilhosas vibrações de

nossa Natureza Superior, em cuja

presença a doença se desvanece

como neve ao Sol."

 

Como são preparados os Florais de Bach

   Antes de chegar às mãos dos pacientes em frascos de soluções-estoque, os florais passam por um processo chamado "preparo das tinturas-mãe". estas tinturas são preparadas pessoalmente à mão pelos curadores do Centro Bach, em Mount Vernon, ainda como o Dr. Bach fazia até sua morte. Desde meados dos anos 30, o processo não mudou, começa-se com a escolha da planta, especialmente porque há muitas plantas fáceis de serem confundidas, outro fator essencial é a tigela de vidro utilizada na preparação pelo " Método do Sol ". Algumas tigelas ainda são as originais utilizadas pelo Dr. Bach, quando a tintura-mãe está pronta, ela é diluída em igual quantidade de conhaque e armazenada. Subseqüentemente, algumas gotas da tintura-mãe são adicionadas à mais uma porção de conhaque e uma porção de água mineral, criando, assim, a solução-final, que já está pronta para o consumo.

   Com o crescimento da demanda nos anos 80, foi preciso criar sistemas de distribuição eficientes que alcançassem vários países, hoje, a Nelson, uma das mais antigas empresas homeopáticas do mundo e com mais de 135 anos de tradição, atingiu o status de controle de qualidade do British Standard, os remédios florais por ela distribuidos foram licenciados pelo Departamento de Saúde Pública do Reino Unido, cujas normas rigorosas garantem a segurança de qualquer pessoa que queira utilizar os florais de Bach.

 

Poder de sugestão?

   Muitas pessoas vêm se perguntando o motivo do sucesso dos florais, não acreditando que a cura possa estar numa fórmula tão simples, feita à base de flores do mato. Já se levantou a questão de os florais terem o efeito placebo, não significando absolutamente nada para o organismo, mas agindo no subconsciente do paciente que acredita tanto na cura que se acha curado. Essa teoria já foi jogada por terra, além da impossibilidade matemática de centenas de pessoas serem " sugestionadas " a ficarem curadas por dia, sem que ninguém se desse conta disso, há ainda o fato dos florais serem utilizados com sucesso em animais e crianças pequenas, também conseguiu-se sucesso com a aplicação em pessoas agressivas que não sabiam que estavam sendo tratadas e, ainda assim, apresentaram melhoras de comportamento e saúde.

 

Método de prescrição

   Como os florais agem sobre nossos sentimentos mais desarmoniosos, algumas pessoas mais afoitas vão querer logo todos os 38 frascos, achando que assim se prevenirão dos outros males, mas isso naum deve ser feito. Não foi indentificado nenhum efeito colateral, mesmo em pessoas que se medicaram com os 38 florais, mas o resultado não é obtido assim. precisamos em primeiro lugar, ir ao âmago da questão, os florais trazem também a chave do auto conhecimento, pois ao tentarmos descobrir algo além dos sintomas, revelamos nossos verdadeiros sentimentos, geralmente terríveis para nós mesmos.

   Como exemplo, vejamos a indecisão, muitas pessoas sofrem deste mal, perdendo oportunidades e relacionamentos simplesmente porque não conseguem decidir, muitas vezes, quando tomam a decisão, esta é tardia ou equivocada, pois foi tomada apenas porque se sentiram pressionadas. Normalmente se receitaria um floral que atacasse a indecisão, mas esta não é a raiz do problema, deve-se perguntar por que essa pessoa é indecisa.

   Ela tem medo? Talvez para ela, escolher significa automaticamente renunciar a alguma coisa ou talvez ela tenha medo de não ser capaz de fazer a escolha certa, em todo caso, o problema aí é o medo, sendo a indecisão simplesmente um sintoma. Ao prescrever um floral unicamente para a indecisão, este aspecto será aliviado momentaneamente, mas retornará, como um pombo, prescrevendo-se um floral para o medo, estará atacando a raiz do problema, resolvendo definitivamente o problema da indecisão.

   Para realizar uma prescrição, basta ter profundo conhecimento dos florais e uma grande dose de empatia, realizando uma entrevista com a pessoa ( se for um parente ou amigo que você já conheça suficientemente bem, isto não é necessário), busque conhecer as razões profundas do desagrado ou desconforto dela, converse e procure saber mais sobre sua vida no trabalho, em casa, com a família, seus hobbies e vá realizando anotações sobre os rancores, medos, frustrações, ciúmes e quaisquer sentimentos que possam acusar um desvio de natureza.

 

Tratamento de Animais e Plantas

   Para quem procura alívio para animais, sejam eles domésticos ou silvestres, os florais de Bach têm sido ministrados com grande êxito por diversos veterinários. Para animais que foram maltratados ou sofreram algum tipo de trauma, o Rescue Remedy é o mais indicado, outros florais são sugeridos para diversos tipos de comportamento, como para animais que são possessivos e egoístas com os donos, tornando-se agressivos com estranhos e visitantes. Neste caso, Chicory e Holly são os mais indicados, os florais também podem ser usados com pássaros e até peixes (bastando colocar as gotinhas na água do aquário). A dose ministrada geralmente para animais domésticos são quatro gotas de Rescue Remedy em conjunto com duas gotas do outro floral escolhido colocadas na tigela de água ou leite. Uma parte da solução pode ser jogada sobre a comida do animalzinho, para animais maiores, use dez gotas num balde de água ou quatro gotas em um cubo de açucar.

   O creme de Rescue Remedy pode ser usado para qualquer tipo de lesão, hematoma ou queimadura, tanto em animais quanto em pessoas.

   Os florais também agem muito bem com plantas, que são muito sensíveis, uma planta ou árvore que tenha sido desenraizada, seja por acidente ou para ser transplantada, precisa do Rescue Remedy para o choque e Walnut para se adaptar à seu novo ambiente, uma flor cabisbaixa sugere resignação e depreção, ministramos neste caso o Rescue Remedy (trauma) e Sweet Chestnut (abatimento) e Hornbeam (para fortalecer), para fazer o diagnóstico, tanto com animais quanto com plantas, use sua empatia. Imagine-se no lugar da criatura e pergunte a si mesmo: " Como eu me sentiria? "

 

Possíveis reações aos florais

   Apesar de não haver perigo em utilizar os florais, há algumas reações que podem acontecer em algumas pessoas. Algumas são agradáveis, outras nem tanto, as sensações agradáveis geralmente ocorrem porque o corpo está atingindo um grau de harmonia que leva ao bem estar consigo mesmo, as reações negativas, no entanto, ocorrem quando alguns sentimentos estão tão enraizados na alma que é preciso trazê-los à tona de alguma maneira e daí, surgem erupções cutâneas e etc. Devemos lembrar que para tirar algo é preciso que ele esteja lá, o que está agindo negativamente no organismo da pessoa será expulso de alguma maneira, daí a razão de nem todos os itens desta lista não parecerem um passeio no parque, mas não é preciso se preocupar com isso, pois estas reações, quando ocorrem, duram geralmente alguns dias, desaparecendo por completo no terceiro dia de tratamento.

  • Após o primeiro uso do remédio, o paciente sente um alívio profundo, exibindo uma mudança em seus olhos.
  • O paciente pode sentir súbita alegria e calor pelo corpo.
  • A necessidade de dormir e descansar parece aumentar. Isso se dá devido ao maior consumo de energia no plano interior.
  • Também por este motivo, podem ocorrer sensações de dormência e tontura ao longo do dia.
  • Intensificação na percepção extra-sensorial.
  • Sensações parecidas com um choque elétrico, um clarão, uma pontada, sensação de frio, formigamento, especialmente no lado esquerdo do corpo.
  • As mulheres podem ter um aumento de sangramento na mestruação.
  • Sente-se um gosto amargo na boca.
  • Sintomas antigos de doenças podem aparecer repentina e momentaneamente como, por exemplo, dores reumáticas.
  • Outras reações físicas podem surgir na forma de coceiras, pequenos nódulos, dermatites e eczemas, em geral, do lado esquerdo.
  • Sonhos de forte simbolismo, que em geral mexem com o paciente, podem surgerir medos, fobias ou o caminho da harmonia que ele tenta trilhar e está prestes a alcançar.
  • A atitude mental se torna mais positiva, tornando assim, mais leve a expressão do rosto.
  • O paciente (assim como o item anterior e os seguintes, são efeitos a longo prazo) parece ter ficado mais jovem. Uma mulher foi tomada como filha de uma colega de sua idade após algum tempo de tratamento.
  • A sensibilidade parece aflorar ou se intensificar, assim como os outros sentidos. A pessoa pode ouvir, ver, cheirar, sentir melhor do que antes, ela consegue inclusive chorar.
  • A tendência a querer esclarecer algumas situações parece ter aumentado.
  • O corpo tem algumas funções regularizadas e com isso diminui o excesso de peso, melhora a digestão, a circulação das mãos e dos pés e as impurezas da pele e dores de cabeça desaparecem por completo.
  • Ocorre uma rejeição ao álcool.
  • Outras terapias paralelas dão melhores resultados.
  • Os sonhos se tornam mais cheios de cores, mais vívidos e o paciente começa a sonhar muito com sua infância.

A cura na gotinhas

 

História de quem redescobriu a vida nas flores

   São diversas histórias de pessoas que reencontraram o equilíbrio utilizando os florais, a maioria dada em depoimentos através de cartas para o Bach Centre. Alguns nos parecem casos simples, como pessoas com medo de palco, do trânsito, de assalto ou problemas de relacionamento, temperamentos indóceis ou dóceis demais, mas os casos mais interessantes são certamente os que envolvem algum tipo de dor física que desaparece com a aplicação do Rescue, conhecido como " gotas de emergência e pronto-socorro ".

   Um homem esmagou o dedo na porta do carro e passou imediatamente o creme Rescue, em poucos segundos, a dor desaparecera e o dedo se recuperou. Um garoto de 12 anos sofreu um terrível acidente três semanas antes do Natal, seu tronco ficou com graves queimaduras de terceiro grau, após atendimento de emergência no hospital, os médicos acreditavam que a única chance de recuperação era um transplante de pele, operação bastante traumática e dolorosa, um atual praticante da técnica do Dr. Bach que, nessa época, acabara de iniciar leituras a respeito, preferiu não interferir na decisão dos médicos, com medo do risco de complicação e por ainda não conhecer totalmente os efeitos do creme de Rescue.

   Aplicado o creme, passaram-se oito dias e houve uma granulação e recomposição do tecido, começando da periferia para o centro da queimadura, a operação havia sido adiada por outros motivos e, felizmente, com a franca recuperação do menino em janeiro a ferida estava completamente fechada, sem necessidade de cirurgia.

   Outro bom resultado foi atingido em pessoas com dependência de drogas, um homem de 30 anos passou oito consumindo drogas, indo do haxixe à heroína e comprimidos, já tinha feito antes tentativas de parar com as drogas, mas fortes reações físicas o impulsionaram de volta ao abismo. Com uma terapia floral atenciosa e boa vontade do paciente, o jovem conseguiu passar pelas fortes dores físicas e emocionais e chegar na etapa de meditações, durante as quais reviu atentamente seu passado, vendo com espanto como pudera perder oito anos com as drogas, poucos meses depois, o paciente estava fazendo planos para o futuro.